quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mais de mim...Open your mind...


Transferi este texto do meu anterior Blog, o qual ainda mantenho (http://observar.blog.com). Foi escrito em 2008-07-25. Não desistam por vos parecer um texto longo (tem algum ritmo e é fácil de ir lendo). Desde essa data já ocorreram outras mudanças. O meu estado de espírito é que não se alterou muito (enfim, um dia de cada vez)...

As Colinas do Cruzeiro estão a tornar-se verdadeiramente cosmopolitas....
Eis que surge uma limousine disfarçada de camioneta da R.L., com o objectivo de nos colocar no metro de Odivelas em tempo record (vou atrever-me a experimentar). Apanha-nos bem pertinho dos nossos lares. Prático para quem prefere ser conduzido e for amigo do ambiente.
Abrem espaços inovadores, com um toque oriental
Pode-se optar entre a sensual dança do ventre, o mítico tai-chi ou a filosofia do yoga.
Aulas de pintura e artes decorativas, workshops de bijuteria num atelier convidativo. Aprender a mexer nos materiais, adaptando-os aquilo de que necessitamos. Acontece termos disponibilidade de tempo e fraca gestão monetária e o inverso.
Não me podia esquecer do 100% Zen, situado na minha rua. Vermelho e preto no exterior, apelativo e arrojado.
Convida-nos a experimentar todo o tipo de massagens, consoante as necessidades e o espírito de cada um.
Vou exemplificar a variedade que existe:
Massagem de som com taças tibetanas, com pedras geotermais, ayuvérdica, shiatsu, reiki, quiromassagem, com aromaterapia, etc, muito etc.
Nada fácil de fazer uma escolha!
Vou esperar até uma ocasião especial, pode ser que algum bom samaritano se lembre de me brindar com um presente ( o meu aniversário ainda está longe....).
Bem... Para ser sincera, o que eu estava mesmo a precisar era de uma massagem ao ego... Ups...
Tinha prometido a mim mesma ser criativa e superar-me neste Blog, e não usá-lo como um “muro de lamentações”, longe disso.
Porém, confesso que estou atravessar uma fase menos boa, a qual não parece terminar. Daquelas que nos fazem sentir pequenos, porque as respostas não dependem unicamente de nós. Sinto-me indefesa e frágil. Por vezes, esquecemo-nos que tudo aquilo de que precisamos está dentro de nós, e não no exterior.
Resta-me apenas “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”. Bem mais simples a teoria do que a prática, certo?
Pensando melhor, se eu fizer algo de que me orgulhe, é óbvio que vou suscitar naturalmente a admiração dos outros (nessa altura vão ter mesmo de me mimar). Tipo “se eu gostar de mim, quem não gostará?”.
Reconheço que tenho um bocadinho de “mau feitio” (mas é só às vezes). Sou doce sem ser dócil. Contudo, a sensibilidade é o meu calcanhar e Aquiles. Quem me souber “dar a volta” e gostar de mim “a valer” sabe que vale a pena “a conquista”. Sempre com sentido de humor, por favor façam-me rir!
Estou a evoluir no sentido positivo, ou seja, cada dia que passa faço um esforço para me tornar uma pessoa melhor. Menos intolerante e teimosa, mais paciente e atenta ao/aos que me rodeia/m. Conto até cem antes de correr o risco de perder a cabeça e explodir.
Enfim! Chega de olhar para o meu umbigo e ser egocêntrica...
Muitos de vocês estão decerto em vias de partir para férias, com um sorriso bonito, de orelha a orelha, contando os dias que faltam, disponíveis para se divertirem e soltarem-se completamente! Espero que assim seja, que vos aguardem inúmeros dias felizes!
Acredito que todos mandamos no nosso destino, no rumo que desejamos para a nossa existência. Comparo-o a um comboio que se dirige ao Porto, p.e. (ouvi dizer que o Alfa Lisboa/Porto está cheio de novidades).
Durante a viagem, somos livres de escolher entre olhar a vista da janela, sentarmo-nos a descansar ou a ler um bom livro. Deambular por entre as carruagens ou tomar um lanche (light, de preferência). Lógico que também podemos ser loucos e pensarmos em saltar a meio do percurso... Está tudo nas nossas mãos.
Aprendi a não culpar os outros ou as situações pelas minhas falhas ou possíveis erros. Pelo contrário, decidi aprender e crescer com os mesmos, proporcionando-me novas oportunidades. Não sinto mágoa ou ressentimento, somente estou consciente da responsabilidade de mudar.
Nestas alturas mais cinzentas relembro ainda mais os ensinamentos do meu Curso de Meditação Raja Yoga (sou uma iogui certificada). Todos podemos ser “Reis da nossa Mente” e reencontrar a paz interior. Depende essencialmente de nós, força de vontade e disciplina.
Quem sabe, uma manhã destas acordo cheia de “vibrações positivas”!
Deixo-vos com uma citação do livro “O Monge que vendeu o seu Ferrari” de Robin S. Sharma: “Nunca te esqueças de quão importante é viver com entusiasmo desenfreado. Nunca deixes de ver a beleza extraordinária de todos os seres vivos. O dia de hoje, este precioso instante é um dom. Concentra-te na missão da tua vida. O Universo encarregar-se-á do resto.”


Sem comentários: