quarta-feira, 23 de julho de 2008
Ouvir Cabo Verde…. Sentir Cabo Verde… Envolver-se com Cabo Verde…
Uma confidência em forma de história passada num destes dias 08 de Março, quando se comemora o Dia da Mulher…
Por fora um edifício antigo, nada sedutor. Procura-se uma explicação viável para aquela correria de longas filas à entrada. “Também sobe?”. “Será que há lugar para mais uma?”. Aparato invulgar. Os dois elevadores estão avariados e só o monta-cargas funciona. Por vezes há decisões difíceis de tomar. Digamos que não é fácil atingir o oitavo andar a pé, em tom de passeio. Requer exercício e sobretudo “espírito desportivo”. Descer é bem mais divertido…
Finalmente! Até aqui nada a assinalar. O espaço é simples e modesto. Porém, a sala está repleta. É aconselhável reservar mesa com antecedência. Escolhe-se o prato na lista. Talvez a “cachupa” seja uma boa opção, tem tudo a ver. Aguarda-se o almoço nas mesas entre conversas e sorrisos. Vai e vem de empregados, os quais ensaiam os primeiros passos de dança.
É agora! Chegam os cantores, começa a música e algo muda. Eis a verdadeira atracção deste lugar. Ouvem-se as vozes de uma “morna” que convida a entrar neste grandioso “espectáculo”.
Uma roda de pessoas que se vai tornando mais densa chega-se à frente e começa a soltar-se, o ritmo é o seu guia. Mistura de corpos cúmplices e ilusões. Deixam de existir idades, raças, classes sociais. Todos se fundem num quadro colorido.
Deixo-me levar por aquele momento, eterno enquanto dura, os meus olhos brilham, sinto-me viva. Reencontro pessoas que não via há anos, livre, não paro de dançar.
Penso que quem teve a ideia deste almoço e é frequentadora assídua do local nem imagina os momentos deliciosos que me proporcionou. Neste momento a minha Amiga atravessa uma fase menos boa que vai com certeza ultrapassar. É provável que não leia este post apesar de às vezes passear pela net. Mas, porque é uma pessoa “Especial” envio-lhe muito carinho e um abraço do tamanho do Mundo.
O local de que estive a falar é a Associação Cabo-Verdiana.
Alguém conhece ou ficou com vontade de conhecer?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Associação Cabo-Verdiana? Claro que conheço. Edificio "moderno" da esquina Duque de Palmela/Alexandre Herculano,ultimo piso. Às quintas-feiras,cachupa,grogue,doce de mel e se tiver jeito...dê um pèzinho de dança. As mornas e as coladeras...convidam.
23 de Julho de 2008 2:55
Olhando de perto o teu olhar
Vejo raios voando na procura
Anseios depositados no vento
Uma secreta maré de ternura
Vem comigo visitar o vale dos milhafres
Boa semana
Mágico beijo
Avante Bubista
...Tens um dom de saberes transmitir visões, odores... sentimentos.
Quem te ler vai ficar com vontade de lá ir... se ainda não conhecer.
Beijinhos e parabéns!...
não conhecia!
obrigada por divulgar...
a música é espantosa... sabe, de repente fez-me lembrar uma outra... do Senegal, que certo dia um amigo professor, no âmbito de um trabalho que esteve a fazer, me deu a conhecer... e que acabei por colocar num dos meus primeiro "post"...
deixo-lhe «Ismael Lo»
http://br.youtube.com/watch?v=zL7V_SgP_oA&feature=related
bom resto de semana
um sorriso :)
Voltei!!
Já tinha saudades.
Obrigada a todos por terem estado comigo!
Muito carinho para vocês.
Beijos e sorrisos :)))
Gosto muito da música de Cabo Verde.
Bom fim de semana.
Vieira Calado,
Já somos dois!..
Gosto de o ver por cá.
Bom fim de semana e um sorriso :)
Enviar um comentário