quarta-feira, 9 de abril de 2008

Os significados de Abril...


É um mês de grandes histórias. Com maior ou menor grau de importância, consoante o que cada um viveu ou deu de si.
Em 1974 eu era demasiado nova para me aperceber das mudanças que ocorreram, por isso associo Abril ao cheiro e à cor dos cravos vermelhos, que me agradam deveras, até hoje. Desde essa altura julgo que tenho crescido enquanto pessoa e possuo as minhas próprias convicções, se bem que na maioria das vezes prefira guardá-las para mim.
Para o meu pai, um dos capitães de Abril, este já deve ter um lugar muito particular, corresponde decerto a um turbilhão de emoções, sonhos e desejos.
Este ano aceitei o seu simpático convite para assistir à Gala “Vozes de Abril” no Coliseu dos Recreios, comemorativa dos 25 Anos da Associação 25 de Abril, e que teve lugar no dia 04 de Abril, cerca das 21H30. Terminou um pouco além do horário previsto, por volta das 3H30 da madrugada. Por esse motivo houve um único intervalo. Vai ser transmitida na RTP 1, no dia 25 de Abril.
No geral, o balanço foi positivo, correspondeu às expectativas e teve bons momentos.
A multidão era imensa, apesar de não ter conseguido encher totalmente o Coliseu. Perto de mim estavam duas seniores com graça, deveras conversadoras e participativas, apesar das suas “mazelas”. Mas isto foi só um aparte.
Como me considero uma pessoa discreta e pouco dada a grandes manifestações públicas, já o disse aqui, esta é a minha forma de homenagear Abril e todos aqueles/aquelas que acreditaram e o tornaram possível. Bem haja! Abriu-nos tantas portas...
Parabéns também ao conjunto de pessoas que deram voz e corpo ao espectáculo que visionei, ou colaboraram através de outros meios.
Seguidamente transcrevo o respectivo programa, para dar conhecimento e também para que eu o possa recordar, mais tarde... Como podem verificar, é extenso.

Sem comentários: