quinta-feira, 20 de março de 2008

A minha vida sem mim

Não vou debruçar-me sobre o filme que citei neste título.
Também já o vi, e achei-o belíssimo. Pela história, enquadramento e actores/pessoas que ganham vida própria, surpreendem-nos! Deu-me para pensar o que considero importante.
Embora existam semelhanças entre esse e o que aluguei há algumas semanas.
Em ambos a personagem principal é uma figura feminina e acontece algo trágico que faz renascer nelas uma nova mulher, desconhecida até então.
Nova Iorque, uma locutora de rádio no programa "Street Walk"vive uma existência tranquila e está verdadeiramente apaixonada pelo seu noivo David Kirmani . De repente muda tudo, dá-se uma enorme reviravolta na sua vida.
Jodie Foster em “A Estranha em mim” prende-nos ao écran. Quando perdemos alguém que faz parte de nós, sentimo-nos eternamente perdidos. E o acto em causa foi violento, atroz. Deixou marcas. A violência, revolta interior vem ao de cima, e também a insegurança, necessidade de nos protegermos. Será que podemos fazer o papel de Deus?
Leva-nos a reflectir se em cada um de nós poderá existir alguém capaz de matar, dependendo de acontecimentos externos, e que talvez a possível “sede de vingança” de algum modo nos aproxime de quem odiamos.
A ideia no momento presente assusta-nos e parece tão longínqua...
Em vários aspectos não se trata de mais um filme banal e previsível. O relacionamento entre Erica Bain e o interessante detective polícia não termina na cama. Surge antes uma amizade singular.
Muito aconselhável...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Feliz Dia da Mulher


O Dia da Mulher comemorou-se em 08 de Março.
Se por um lado é simpático assinalar esta data, por outro lembra-nos que sempre existiram e continuam a existir distinções e preconceitos a todos os níveis. E que desde o início dos tempos a mulher se viu obrigada a fazer um esforço suplementar, dar mais provas para alcançar os mesmos objectivos que o Universo masculino. Apesar de caminharmos para um Mundo composto por mentalidades mais esclarecidas (?), parece que ainda há muito caminho a percorrer para que todas tenham direito à palavra, à dignidade e à justiça.
Este dia é uma homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam pelos sistemas igualitários, mas atenção, também importa reconhecer o facto de homens e mulheres serem diferentes, e há que aceitar e respeitar essas diferenças!..

Deixo-vos com um artigo retirado do Sapo Mulher, em 06 de Março de 2008

Violência contra as mulheres continua a aumentar
Amnistia Internacional divulga estudo com números preocupantes

Os números são alarmantes e revelam apenas a ponta de um iceberg.Um estudo hoje divulgado pela Amnistia Internacional indica que 4 (quatro) portugueses são vítimas de crime todos os dias, sendo que as vítimas são essencialmente do sexo feminino.
O estudo abrange situações decorridas nos últimos três anos e denuncia crimes contra a liberdade e auto-determinação sexual, nomeadamente violações, abusos sexuais contra crianças, adolescentes e dependentes, num índice que a organização caracteriza como muito elevado e preocupante.
Em 2007, os dados da PSP e da GNR revelam que houve 1443 denúncias, referentes a 1526 pessoas, o que se traduz, em média, em quatro vítimas por dia deste tipo de violência.De acordo com as autoridades policiais, 87 por cento das queixas foram feitas por mulheres, sendo que muitas têm idades inferiores a 16 anos.
De acordo com a Amnistia Internacional, os números agora divulgados indicam que o fenómeno da discriminação de género continua enraizada no País e que as queixas conhecidas revelam apenas uma parcela dos casos reais conhecidos pelas autoridades.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Óscar e a senhora Cor-de-Rosa

Fui ver esta peça na passada terça-feira, de Eric-Emmanuel Schmitt, e achei uma delícia!. Muitos parabéns à equipa, e em especial à Lídia Franco.
(Foi pena a viagem ter sido um pouco atribulada, mas isso é outro assunto).
Sou suspeita porque faço voluntariado e revi-me muito nas cenas, textos, vivências! Porém, aconselho-a a qualquer pessoa. Está no teatro D. Maria II, até 30 de Março.
Deixo aqui uma breve descrição, também para eu recordar, mais tarde:
“Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa é um hino à vida e ao ser humano. Mostra-nos a amizade total entre uma criança com leucemia e a Senhora cor-de-rosa (voluntária na área de pediatria do Hospital) que todos os dias a visita. Entre os dois estabelece-se um jogo: “Cada dia equivale a dez anos.” Deste modo o menino passa a ter a sensação de que avança no tempo e de que aproveita a vida nas suas diferentes idades. Ele morre com mais de cem anos, ou seja, daí a alguns dias com uma vida plena de emoções e alegrias. Nessa “longa” vida que o menino passa a ter ele reinventa o Mundo sob a maravilhosa cor da fantasia, desafiando a morte com um olhar divertido sobre o Universo dos adultos a das outras crianças que o rodeiam no Hospital. Desta vida maravilhosa ficou o testemunho através de cartas que o menino escrevia todos os dias a Deus”.

O que reflecte o Espelho?


A minha inspiração para este texto foi uma conversa que ouvi nos vestiários da H& M da Baixa Chiado, a qual passo a transcrever mais abaixo...
Ir às compras (mais especificamente comprar roupa)... Quase todo o Universo feminino é "viciado" (e porque não o masculino?).
Confesso que faço parte do grupo. Hoje a oferta é imensa. Provoca-nos, seduz-nos a preços tantas vezes convidativos. De certa forma alivia-nos o "stress", ficamos mais bem dispostas, mesmo que se trate da satisfação de um desejo imediato, e como tal, demasiado breve.
Porém, por vezes pode ser doloroso. Se não existe o nosso tamanho no modelo pretendido. Caso não nos assente tão bem quanto julgávamos, ou precisamos de pedir um número maior!
Observando em pormenor o nosso corpo há sempre algo que gostaríamos de mudar. Reencontramos os "nossos fantasmas". Não se ajusta de todo ao modelo de perfeição que temos na cabeça. Fruto de uma sociedade de certo modo rígida no conceito de imagem, que nos vai "impondo" severos padrões de beleza.
Até estou de acordo com a cirurgia estética se estiver do nosso lado, melhorando a auto-estima e confiança. Ajudar a sentirmo-nos melhores na nossa pele.
Não terei problemas em utilizar este recurso se for necessário e tiver essa possibilidade.
"Se eu não gostar de mim, quem gostará?". Envelhecer assusta, em especial perdermos as nossas faculdades.
Citando Antoine de Saint-Exupéry - "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos." E é mesmo. A beleza interior importa. E muito.

Deixo-vos com a conversa de que falei no início, para meditarem. Era entre mãe e filha (suponho, adolescente). Não possui juízos de valor, apenas a ouvi por acaso, achei graça e adequa-se ao contexto.

O objectivo centrava-se na compra de umas calças de ganga. A filha estava a experimentar vários modelos. A mãe queria convencê-la a levar dois pares do último, que parecia assentar-lhe melhor.

Mãe:
Já sabes que tem de ser, é para o teu bem. E deita fora esse telemóvel, que não pára!

Filha (com o telemóvel a tocar sucessivamente):
Eu sei mãe. Só que prefiro mil vezes apanhar pancada do que ter de passar por isto! Não vês? Esta parte é horrível, não consigo... Sabes a Rita? Fico igual.

A mãe questiona a funcionária sobre as novidades. Parece que está previsto chegar um novo modelo, mais moderno. Cintura subida, cós alto a terminar em boca de sino, com uma virola. Paciente e simpática, folheia o catálogo da H & M à procura. Até já saiu na revista "Elle", afirma, quando eu lhe coloquei a mesma questão. Vamos aguardar...

É certo que quando nos olhamos ao espelho nunca estamos sózinhos. As nossas expectativas também estão connosco...